A manchete da Exame é clara: mais de 72 milhões de brasileiros adultos estão inadimplentes, segundo o Serasa.

É um número que mostra que o problema não está no indivíduo, mas em um sistema que empurra o consumidor para o crédito fácil e depois cobra com juros impagáveis.

O que pouca gente sabe é que existe uma alternativa legal para quem chegou a esse ponto. Desde 2021, o Código de Defesa do Consumidor prevê um processo judicial específico para o superendividamento. Essa ação permite que o consumidor apresente um plano de pagamento coletivo, com todos os credores reunidos, sob supervisão judicial, e com prioridade para despesas essenciais, como moradia, alimentação e saúde.

Mas quem pode entrar com essa ação?

– Pessoa física, não empresária.

– Que contraiu dívidas de consumo de boa-fé.

– Que está impossibilitada de quitar suas dívidas sem comprometer o mínimo existencial.

Em geral, os tribunais têm entendido que comprometimento superior a 35% da renda líquida já é um forte indício de superendividamento, especialmente quando isso impacta diretamente a dignidade da pessoa.

Te convidamos a ler a notícia no jornal exame: https://exame.com/invest/minhas-financas/metade-dos-adultos-do-brasil-estao-inadimplentes-segundo-se…

Não é necessário esperar perder tudo. Nem enfrentar isso sozinho. Na P&S Soluções Bancárias, temos um compromisso com o acesso à justiça. Se você ou alguém da sua rede está nessa situação, saiba que há um caminho jurídico, estruturado e acessível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não lute contra os banco sozinho!

Institucional

Fale Conosco

P&S Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.